Concurso


O Concurso de desenho, redação e slogan (frase tema) da VI Semana do Meio Ambiente de Jacutinga – MG, é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Jacutinga, através da Secretaria Municipal de Educação com o apoio das demais secretarias municipais, do IFSULDEMINAS, Danone Águas Brasil e EMATER - MG. Tem como objetivo incentivar o fomento da leitura e escrita, oportunizando o reconhecimento de talentos da comunidade local.

DOS PARTICIPANTES

Artigo 1º: Poderão participar toda a comunidade escolar (Municipal, Estadual e Particular) do município de Jacutinga – MG.

DAS INSCRIÇÕES

Artigo 2º: Ao se inscrever, o participante autoriza automaticamente a equipe organizadora da VI Semana do Meio Ambiente a utilizar, publicar e reproduzir, por meio de jornais, revistas, rádio e internet, o conteúdo, respeitando-se a propriedade intelectual do autor da redação.

DAS SUBMISSÕES

Artigo 3º: Todo e qualquer material que será destinado para o concurso deve obrigatoriamente ser apresentado em envelope lacrado na Secretaria Municipal de Educação até as 16:00h do dia 02/06/2017 – Sexta feira, para seu devido julgamento.


Artigo 4º: Tabela de submissão de acordo com cada categoria / instituição de ensino.

Desenho
Redação
Slogan
Estaduais
Júlio Brandão
X
X
X
Floriano Saretti
X

X
Maria Roberto
X

X
Particulares
Anglo
X
X
X
Jean Piaget
X
X
X
Aplicativo
X
X
X
Municipais
Alfeu Duarte
X

X
Wilma Pieroni
X

X
Hildebrando Clarck
X

X
Michel Farhat
X

X
Antônio Nicoleti
X

X
Milton Campos
___________________
APAE
X
___________________
X
_______________
X
_________________
X
Total instituição por categoria
12
4
12
Quantidade enviada para concurso
26 (2 por instituição)
8 (2 por instituição)
24 (2 por instituição)

DOS CONTOS

Artigo 5º: Serão definidas as seguintes categorias de trabalho:
a)    Categoria Desenho: 1° - 6° anos do ensino fundamental
b)    Categoria Redação: 1° - 3° anos do ensino médio
c)    Categoria Slogan: 1° - 9° anos do ensino fundamental | 1° - 3° anos do ensino médio

Artigo 6º: Cada participante poderá escrever uma redação que deverá ser inédita e original, em língua portuguesa. Qualquer situação de plágio remeterá à desclassificação.

Artigo 7º: Os desenhos, redações e slogans devem ser redigidos em formulário anexo.

Artigo 8º: A redação deverá inserir-se no Gênero Dissertativo Argumentativo.

Artigo 9º: O desenho, redação e slogan não poderão:
a)    Causar danos materiais ou danos morais a terceiros;
b)    Conter dados ou informações que constituam ou possam constituir crime (ou contravenção penal), ou que possam ser entendidos como incitação à prática de crimes;
c)    Constituir ofensa à liberdade e à crença;
d)    Revestir-se de conteúdo que implique discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia ou procedência nacional ou regional;
e)    Fazer propaganda eleitoral;
f)     Ter sido produzido por terceiros.

DA PREMIAÇÃO

Artigo 10º: Serão premiadas 01 slogan, 01 desenho e 01 redação geral. Como prêmio os alunos receberão um brinde e visitarão o Jardim Botânico da cidade de Poços de Caldas – MG no dia a definir, saindo da porta da Secretaria Municipal de Educação as 06:30h, acompanhados pelos monitores da Secretaria de Educação e Comissão Organizadora do evento. E demais participantes escolhidos por instituição de ensino na categoria receberão um certificado / brinde de participação e também viajarão com os ganhadores.



DO RESULTADO E DA PREMIAÇÃO

Artigo 11º: A premiação acontecerá no dia 09/06/2017 em local a definir, durante o último dia da VI Semana do Meio Ambiente de Jacutinga - MG.

Artigo 12º: Todo material selecionado, será divulgado pela comissão organizadora nos meios de comunicação utilizados para divulgação do evento.

SELEÇÃO E COMISSÃO JULGADORA

Artigo 13º: A primeira seleção será realizada pelos professores da própria instituição de ensino participante. Na segunda etapa serão convidados 3 professores (Língua Portuguesa, Artes, Sociologia) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – Campus Inconfidentes para a seleção das melhores redações, desenhos e slogan.

DISPOSIÇÕES FINAIS

Artigo 14º: A participação no concurso implica no conhecimento e na aceitação, pelo candidato, de todas as disposições deste regulamento, sendo desclassificados os trabalhos que não atenderem as regras nele contidas.

Artigo 15º: O presente regulamento será divulgado em meio digital (redes sociais, site evento) e em meio impresso.

Artigo 16º: Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora.


Comissão Organizadora:

1.   Reginaldo Sydine Luiz - Secretário de Educação de Jacutinga
2.   Luiz Felipe Bairral Fonseca – IFSULDEMINAS 



Proposta de Redação

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema Gestão de resíduos na sociedade brasileira, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Facebook

Inscrição VI Semana do Meio Ambiente

Formulário de contato